sábado, 19 de setembro de 2020

O SOM E A IMAGEM DE ANTÓNIO VALE DA CONCEIÇÃO

 


O António Vale da Conceição é meu filho. Em casa e os amigos chamam-no de Kico. Ser pai dele tornar-me-ia suspeito, independentemente de eu brincar com “o suspeito do costume”, até que hoje, no Instagram, dei com o website dele. Atrevo-me a dizer que não me deveria espantar, mas fiquei estupefacto.

Desde criança que lhe conheço, entre outras, duas qualidades: gosto pela música “ó mãe, eu penso com sons” e fidelidade nas Amizades, que em Macau começaram no Jardim de Infância, com o André Roseira e o Tchucho, hoje arquitecto. 



O André, o Kico e o Tchuxo. Dois do Som e Imagem e um Arquitecto


E como desde pequeno vinha anualmente a Portugal, confraternizou com a Francisca e o Tomás, com a Mariana, ele sempre mais novo mas mais alto que a maioria dos amigos. 


Da esquerda para a direita: a Mariana, o Tomás, a Francisca, não me lembro, o André e o Kico

E, mais tarde, na Faculdade, o André Melo e o seu outro grande Amigo Francisco Castro Santos, o Chico. E estes foram quase todos visitar-nos a Macau, quando lá estávamos.
A ligação ao primo intensifica-se a ponto de o ter levado para o Crossfit, ele que é um dos sócios do ginásio de CrossFit em Macau e um gigante a precisar de nova dose de exercícios. 

Uma das coisas que, como observador posso ver no meu filho, além da sua capacidade enorme de ser um bom Amigo, de saber dar, de se preocupar, é a sua verticalidade e a sua grande capacidade de argumentação herdada seguramente da Mãe, além de outras qualidades.


O Kico e a Mãe em Macau


Parece-me que a maioria dos sues amigos conhecem os Turtle Giant  cujo website me parece também tipicamente do Kico, com a colaboração dos dois outros amigos da banda, o Beto Ritchie e o Frederico Ricci, que em 2013 foram representar a China no maior Festival Indie do mundo em Austin, Texas.

Independentemente de ser um filho extraordinário, muito Amigo dos pais, da irmã e sobrinhos, não posso deixar de partilhar esta descoberta do seu website e dizer do tanto que ele, modestamente, não revelou, sabendo eu que tem muito mais em preparação, música seguramente Indie, mas sobretudo música dele, ele que domina a composição em si e, também, a construção da música no computador, onde os violinos estão numa pista, os violoncelos noutra, o contrabaixo, o piano, enfim toda a panóplia de instrumentos que ele coloca e compõe para a harmonia final.

A par de produzir as suas próprias músicas e canções, produz para outros que não irei nomear e participa em filmes, sem necessidade de protagonismo mas antes com um espírito colaborativo. Já sofreu com isso, mas nada que o tenha abanado, não fosse ele determinado, leão de signo e búfalo de signo chinês. O que me espanta nele é o mundo que tem, que Macau e as constantes visitas a Portugal passando pelos aeroportos do trajecto lhe deram, ao qual ele acrescentou ainda mais mundo e uma enorme capacidade de estar bem e centrado em qualquer lugar, falando um inglês escorreito, inventando uma pronúncia só dele, claríssima, e desde os bancos da escola dotado de um humor que fazia chorar de rir os professores.

A sua natural modéstia impede-me que eu revele mais, esperando que o futuro possa mostrar do que é feito o António. Apenas dou a ver e ouvir o que ele tem feito, com uma vénia especial ao Beto e ao Fred dos Turtle Giant, e de todos os Amigos que lhe adoçam o coração com a sua constância. 

Desejo uma boa navegação no seu website. Sobretudo faça scroll até ao fim antes de voltar ao Menu.
A sua latência tem-se prolongado de uma forma que lhe é característica. Aguardo que saia do seu subterrâneo para dar a ver e a ouvir o muito do pouquíssimo que já ouvi. E gostei, porque estive no seu estúdio. Mas até emergir, o segredo permanece. Afinal somos pai e filho.




Sem comentários:

Enviar um comentário