BENEDITO BARROS, LDA.
A cidade do Porto é fértil em história e em pessoas. Mas existe muito mais, existem, por exemplo, lojas com história que passam de geração em geração. No Porto não se gosta de destruir, há uma consciência que faz parte da identidade nacional e da cidade, que leva à preservação.
Há bem poucos dias o centenário Mercado do Bolhão ganhou nova vida, inteiramente renovado, como que a atestar a longevidade das casas no Porto.
Pela minha parte há muitas coisas que me interessam, desde lojas de antiguidades, mobiliário, calçado, até aos tecidos que desde meados dos anos 1980 me andam nas veias.
Sempre parti de um princípio, nem sempre fácil: se os outros podem fazer, eu também posso. E foi assim que desmanchei casacos para ver com eram construídos e nasceu, em 1985 a alfaiataria “Classic Harmony” que abri com dois sócios e amigos. A aventura não durou infelizmente muito, mas a aprendizagem, essa valeu-me de muito.
Já vivendo no Porto, e passeando pela baixa da cidade, descobri no Nº39 da Rua de Passos Manuel, num primeiro andar, uma loja, ou armazém de tecidos que vende a retalho, chamado Benedito Barros, Lda. como se pode ver no início deste texto, do passeio oposto da Rua Passos Manuel.
Foi assim que, há poucos anos, conheci o senhor Raul Martins e sua Mulher D. Fátima. Sem cair em bairrismos, no Porto somos sempre bem acolhidos, com simpatia, e foi o que aconteceu.
Embora não tenha nada contra o pronto a vestir, os meus hábitos de vestir por medida vêm de Macau, luxo possível, sobretudo quando se conhecem os meandros.
Aqui no Porto, embora esteja bem suprido, há sempre a tentação do designer que vive dentro de mim. E foi assim que, além do tecido, mais barato em armazém do que em loja com montra para a rua, o senhor Martins me indicou alguns nomes de alfaiates, enquanto conversávamos, cada vez mais longamente, sempre que visitava a baixa.
Já não é a primeira vez que divulgo lugares que valem a pena. Muitas entrevistas estão neste blog, a artistas, escritores, pessoas interessantes. E a conversa começou:
Quando foi criada A BENEDITO BARROS, LDA.?
A firma Benedito Barros,Lda, foi criada em março de 1926. Meu Pai comprou o negócio a um senhor chamado precisamente Benedito Barros, quando regressou do Brasil, isso apesar de o meu avô já ter trabalho na firma. Mantivemos o nome.
Está quase a fazer um século. Quantas gerações estiveram à frente da loja?
Da minha familia estiveram 3 gerações,o meu Avô, o meu Pai e actualmente sou eu.
Onde se situou a primeira loja? Quer-me contar a história das localizações da Benedito Barros Lda.?
A primeira loja foi na Rua do Almada do outro lado dos Aliados. Depois passou para a Avenida dos Aliados e, em 1958, para as actuais instalações.
A Benedito Barros Lda. está agora situada num primeiro andar da Rua Passos Manuel. Qual a grande diferença entre um Armazém de tecidos e uma Loja de tecidos?
A diferença que pretendo com a designação loja de tecidos é atingir mais público do retalho.
Onde se abastece normalmente, em Portugal?
Normalmente as nossas compras são feitas na zona da Covilhã. Compro artigos 100% pura lã e algumas misturas ricas em lã. Também temos tecidos das melhores marcas estrangeiras, inglesas, francesas e italianas que o cliente pode encomendar expressamente.
Quando é que a Benedito Barros, Lda. se tornou num "Comércio com História?”
O que foi este estabelecimento, antes?
"Comércio com História"
Sei que aqui se vêm abastecer muitos alfaiates. Desde sempre? Como vê nos dias de hoje o futuro da profissão de alfaiate?
Sim, sempre fomos procurados pelos alfaiates. A falta que sinto é de sangue novo para esta profissão...
Finalmente, que perspectivas tem para a sua Benedito Barros Lda.?
A nossa perspectiva para o futuro é a aquisição de uma loja no rés do chão e dedicar-nos exclusivamente á venda de tecidos ao público.
E assim fica o registo da conversa havida nesta "Loja com História" onde o senhor Martins se move familiarizadamente entre tecidos nacionais e estrangeiros que ocupam todas as prateleiras.
Sem comentários:
Enviar um comentário